ANS suspende reajustes de planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), anunciou a suspensão por 120 dias da aplicação de reajustes aos contratos de planos de saúde abrangendo todos os tipos de planos.
A suspensão terá início em setembro e será válida para reajustes anuais e por mudança de faixa etária dos planos de assistência médica.
Ainda, ANS em 26/08, esclareceu como vai funcionar a suspensão da aplicação dos reajustes, vejamos:
Reajuste anual de planos individuais/familiares: Como ainda não houve a divulgação do percentual máximo de reajuste do período entre maio/2020 a abril de 2021 para os contratos individuais com aniversário a partir de maio/2020, pela medida, não haverá mais o anúncio, nem autorização de reajuste para esses planos em 2020.
Reajuste de planos coletivos com até 29 beneficiários (empresariais e por adesão): As operadoras devem aplicar um único percentual para todos os contratos que tenham até 29 vida e, pela medida, estão suspensos os reajustes para essas carteiras no período de setembro a dezembro de 2020.
Reajuste de planos coletivos com 30 beneficiários ou mais (empresariais e por adesão): os reajustes são definidos após livre negociação entre a pessoa jurídica contratante e a operadora/administradora de benefícios contratadas e, pela medida, estão suspensos os reajustes no período de setembro a dezembro de 2020.
A suspensão da aplicação dos reajustes não se aplica aos planos exclusivamente odontológicos.
A partir de janeiro 2021, as cobranças voltarão a ser feitas considerando os percentuais de reajuste anual e de mudança de faixa etária para todos os contratos que já tiveram a suspensão dos reajustes. A ANS informou também que a recomposição dos efeitos da suspensão dos reajustes em 2020 será realizada ao longo de 2021.
Fonte: ANS
** Saiba mais detalhes consultando um advogado especializado.
NARDINI Advogados Associados
Telefones: (17) 3212-9443 (17) 9.9772-0489
Instagram: @sidneinardini.adv
site: www.nardiniadvogados.com.br
email: contato@nardiniadvogados.com.br
Categoria: Notícias
Por: Sidnei Nardini
1241